Conhecendo os estilos de servimento para casamento Previous item Menu de Casamento: O que... Next item O que você precisa saber...

Conhecendo os estilos de servimento para casamento

Nós compilamos uma lista dos estilos mais populares de servimento de casamento para ajudá-lo na escolha do que mais combina com o casal e o que imagina para o grande dia. 

Depois de escolher um local, a próxima grande decisão que você precisa tomar é qual comida servir os convidados . Antigamente os casais tinham praticamente duas opções quando se tratava desse tema: empratado ou um buffet. Hoje em dia, porém, a decisão é muito maior – também há serviços em estilo brunch, finger food e ilhas gastronômicas a considerar. Para ajudá-lo a descobrir o melhor estilo de servir para sua comemoração, descrevemos cada uma dessas opções.

BUFFET

O buffet é um tradicional serviço que compreende uma longa mesa contendo diversos tipo de alimentos. Se o casamento for grande, não é incomum ter duas mesas de buffet separadas com a mesma comida para manter as coisas em movimento. 

Você oferece aos seus convidados uma refeição completa e a oportunidade de escolher exatamente quais os alimentos e o quanto desejam. Você poupa dinheiro com uma equipe grande de garçons. E o alimento permanece quente ou frio por mais tempo, pois mantem-se em recipientes propícios até a hora de comer. Porém, você pode ter que alugar todos os equipamentos do buffet ou então ter que pagar a mais por isso. Se o seu evento for grande podem-se formar filas.  E além disso, ganha um toque mais informal, devido aos convidados terem que sair de suas mesas para se servir. Muitas vezes a apresentação dos pratos não é tão fina e sofisticada, e os convidados acabam de comer em tempos diferentes. 

Neste formato de serviço, podemos ter os tradicionais almoços e jantares com a refeição completa ou até mesmo um café colonial ou brunch, se você quiser algo diferente e mais leve.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Café Colonial

Realizado entre a tarde e o começo da noite, esse serviço engloba aspectos de um buffet e de uma refeição sentada. Você pode servir em travessas mais sofisticadas, sanduíches gourmet, diversos doces, bebidas quentes e frias, montando como um buffet e com garçons para servir apenas algumas bebidas. Além disso, é um serviço mais econômico, muito propício para um evento ao ar livre, e sua recepção acaba sendo mais curta.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Brunch

O brunch é um termo em inglês utilizado para denominar a refeição que combina café da manhã com almoço. São eventos que começam pela manhã e terminam após o almoço. A variedade do cardápio costuma agradar todo mundo com mais facilidade. Permite que os convidados circulem livremente e escolham o que querem comer. Além de possibilitar uma maior interação entre os convidados e conversas durante os comes e bebes, tornando o ambiente leve e descontraído. Você economiza em alguns itens – casamentos de dia não demandam investimento em iluminação e nem necessitam de variedade de bebidas alcoólicas, por exemplo.

FINGER FOOD OU COQUETEL

Nesse formato de serviço você oferece diversos canapés, mini sanduíches, mini porções, em vez de uma refeição completa sentada. Os convidados podem ficar na maior parte do tempo em pé, circular livremente e conversar com mais pessoas, o que até acaba diminuindo o número de mesas e cadeiras no espaço. Os coquetéis podem estar dispostos em uma mesa ou serem servidos por garçons diretamente para o convidado. 

É o tipo de comida para quem busca praticidade para a sua festa. Sem que seja necessário utilizar muitos pratos e talheres, a ideia do Finger Food é que os convidados possam comer com as próprias mãos. 

A variedade de lanches depende da duração da festa e você pode economizar com a locação de mesas e cadeiras. Em uma recepção, os coquetéis podem ser servidos também logo após o final da cerimônia, como entradas e aperitivos, seguidos por uma refeição completa. Além disso, a atmosfera é geralmente mais descontraída o que significa que os noivos têm a oportunidade de serem criativos com o menu do coquetel e escolher pratos que realmente deixam sua personalidade transparecer. 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

EMPRATADO – À FRANCESA

Sendo seu evento realizado em um almoço ou jantar, os convidados são servidos por garçons. Os pratos são preparados na cozinha e servidos em seguida diretamente na mesa para os convidados. Como seria de esperar, é um serviço um pouco mais caro. Mas, os convidados podem relaxar e sentar-se confortavelmente, sem ter que levantar para se servir e tem mais tempo para conversar. Deixa seu evento mais intimista e sofisticado. Para alguns pode ser muito rígido ou formal e pode levar algum tempo para a refeição ser servida e finalizada, mas todos fazem a refeição ao mesmo tempo.

Os pratos são muito bem elaborados e a sua apresentação é feita com delicadeza e cuidado, mas o cardápio escolhido pode não ser do agrado de todos. Dependendo do número de convidados, precisará de um número maior de profissionais para atender a todos e esses terem uma boa experiência. 

Neste serviço o cardápio é previamente escolhido pelos noivos, ou seja, é uma forma mais fácil de expressar os gostos e o estilo dos mesmos, permite compor pratos e combinações que os agradem e assim, transmitir pela refeição a sua personalidade.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

ILHAS GASTRONÔMICAS

São verdadeiras estações de comidas dispostas no ambiente, cada uma com uma proposta de comida diferente. Elas podem servir somente um tipo de comida e ser um complemento do seu cardápio escolhido, ou então possibilita criar várias estações diferentes de comidas.

Neste serviço, você cria mais opções para seus convidados, além de deixá-los super a vontade. Permitem decorações variadas e diferenciadas para incorporar temas, estilos e cultura na festa.

Nem todo mundo tem que parar de dançar e comer ao mesmo tempo. As estações geralmente são mantidas abertas duas a três vezes mais que um buffet regular e têm chefs de estação criando itens mediante solicitação, como uma estação de massas, crepes ou hambúrguer.

A comida se torna praticamente um entretenimento da festa. Os convidados ficam mais livres para se movimentar e conversar. Pode reduzir os custos com  mobiliários caso seja optado pelo serviço total no evento.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Avalie bem o que você imagina e gostaria para o seu casamento. O que mais combina com vocês. Além disso, não esqueçam de analisar itens importantes na hora do processo decisório, como:

  1. Data: influenciará no clima, portanto com a escolha de pratos mais quentes ou frios.
  2. Formato da recepção: qual será o estilo da sua recepção,totalmente ao ar livre, campo, praia e etc.
  3. Horário
  4. Formalidade

Os itens descritos acima são fundamentais e devem ser levados em consideração na hora da escolha do tipo de serviço e cardápio.

Converse abertamente com o seu catering sobre tudo que imagina para o grande dia.  No post “O que você precisa saber antes de contratar um menu de casamento” já conversamos sobre isso.

Até breve!

Com carinho,

maedu

Marina e Duciara

Editoras do Blog “Casando Ao Ar Livre” | Villa Dei Nonni

Telefones: +55 41 3352-5660 (Fixo e Whats)