O Cenário Ideal: Como escolher o local para casamento ao ar livre Previous item Decoração para casamento... Next item Os prós e contras de um...

O cenário ideal: Como escolher o local para casamento ao ar livre

O que você deve analisar na hora de escolher um local para o seu casamento dos sonhos.

Ao considerar a realização de um casamento ao ar livre, a beleza natural do local tem um grande peso em sua escolha. Certo, mas é muito importante ter em mente alguns requisitos essenciais que irão viabilizar a realização do sonhado evento.

Para esta decisão, que é uma das principais decisões do teu casamento, não deixe de investir o tempo e esforço necessário para uma boa escolha. Ou então conte com o auxilio de um profissional da área que pode ajudar imensamente.

A escolha do local deve começar por uma pesquisa geral dos espaços disponíveis, chácaras, sítios, praia, espaços naturais. Em seguida, a seleção de opções possíveis de acordo com o evento imaginado, e então o mais importante: visitar o local, de preferência em dois momentos: sem nenhuma preparação para avaliar as possibilidades, e num momento em que um casamento estiver por acontecer. Somente após uma ou duas visitas e a cuidadosa avaliação dos requisitos descritos abaixo, você deverá fazer a comparação de valor para decidir qual a melhor opção.

IMPORTANTE:

Pense em termos de custo-benefício. Alguns espaços de menor valor podem exigir adaptações tão onerosas que tornam o custo final maior do que locais mais estruturados e aparentemente mais caros ( mas atenção, nem sempre o mais caro é o melhor).

REQUISITOS PARA ESCOLHA DO LOCAL DO CASAMENTO AO AR LIVRE

Dentre os muitos requisitos de um bom local para realização de casamentos ao ar livre, vale observar alguns dos mais importantes:

1) É possível conjugar cerimônia e recepção?

A primeira consideração a ser feita, depende do formato definido para seu casamento. Embora seja possível realizar cerimônia e recepção em diferentes lugares, o ideal é que se possa conjuga-las num mesmo local. Ao escolher, dê preferência à locais que apresentem esta condição. Isto será um grande facilitador para seus convidados e certamente significará menor custo.

 

2) Localização

Casamento ao ar livre, quase sempre significa sair da cidade. Observe a qualidade dos acessos, se tem asfalto ou não por exemplo, e cuidado com grandes distâncias. A chegada no horário programado e principalmente o retorno dos convidados, cansados e com alguma alegria etílica, pode transformar-se em problema.

 

3) Estacionamento

Mesmo sendo fora do ambiente urbano, será indispensável um espaço adequado para este fim. Suficiente para o número de convidados e fornecedores.

 

4) Capacidade do local

A capacidade para o número de convidados deve ser avaliada levando-se em consideração os momentos da cerimônia, da recepção-banquete e principalmente do plano B, caso venha acontecer. Salão para recepção de tamanho adequado e ao formato do serviço que será oferecido, banheiros em número suficiente e uma estrutura para aos prestadores de serviço, são itens indispensáveis que devem ser avaliados.

Lembre-se que quanto mais adequações complementares tiverem que ser feitas, maior será o investimento final.

Foto: Emerson Fiuza

Foto: Vinicius Beuren

5) O plano B

Aquela maravilhosa cerimônia planejada ao ar livre pode não acontecer se o tempo não colaborar. Então é fundamental uma estrutura que comporte um “plano B”. Com estrutura e planejamento adequado, mesmo que os céus resolvam não colaborar na hora da cerimônia, o seu casamento será um adorável evento.

Foto:Vero e Bruno

Foto: Além Fotografia

6) Área de permanência dos convidados

Eventos em locais mais distantes costumam induzir as pessoas a chegarem com alguma antecedência (receio de não encontrar o local ou atrasar-se), isto tornará a espera maior e pode ser desagradável principalmente para pessoas de idade avançada, caso não haja um local adequado para sentar-se ao abrigo do sol com água a disposição.

 

7) Local de apoio para noivos e familiares

Lembre-se que a permanência no local por um longo período de tempo pode ser grandemente facilitada por um espaço privado para um breve descanso, recompor maquiagem, trocar de trajes, etc. Também servirá para atender um eventual mal-estar daquela tia ou avô que passará por fortes emoções e poderá estar bastante cansada em determinado momento da festa.

 

8) A especialidade do local

Na maioria das cidades existem locais com direcionamento específico para casamento e isso é muito significativo na qualidade dos serviços prestados. Chácaras ou sítios com foco em outros tipos de evento podem não oferecer facilidades operacionais e atendimento coerente aos convidados de um casamento.

 

9) Personalidade e gosto do casal

O local é como vocês imaginavam e sonhavam? Vocês conseguiram se imaginar casando nele? 

Esse critério será muito importante na hora de analisar as opções, principalmente por que muitas vezes é utilizado como desempate, mas não se esqueça, os outros itens que abordamos são super importantes e devem ser levados em consideração para que sua festa não traga grandes dores de cabeça.

Enfim, outros requisitos podem ser observados e talvez muito importantes de acordo com o projeto do seu casamento, mas estes são os mais comumente considerados. Faça uma boa escolha!

Até breve!

maedu

Marina e Duciara

Editoras do “Casando Ao Ar Livre” | Villa Dei Nonni

Telefone: +55 41 3352-5660 (Fixo e Whats)

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *