O que você precisa saber antes de contratar um menu de casamento? Previous item O Cenário Ideal: Como... Next item Os tipos de locais para...

O que você precisa saber antes de contratar um catering de casamento.

O que deve ser levado em consideração na hora de escolher a empresa? O que devo perguntar aos fornecedores em potencial?

Casamentos ao ar livre, em sua maioria são na verdade, parcialmente ao ar livre. Ou seja , a cerimônia é realizada ao ar livre e a recepção e festa acontecem em local estruturado para este fim. Esta é uma combinação muito interessante que parece reunir o melhor dos dois mundos: O espetáculo da cerimônia sob o céu e a segurança e conforto de um salão de festas para a recepção. 

Mesmo quando se trata da situação exposta acima, sugerimos algumas considerações especiais na contratação dos serviços de alimentos e bebidas catering.

A primeira delas diz respeito ao tempo que os convidados permanecerão no local, no caso da cerimônia e recepção acontecerem no mesmo local. Frequentemente o período estende-se por mais de 6 horas, chegando ao dobro disso em alguns eventos. Sendo assim , as necessidades dos presentes quanto à alimentação irá muito além da refeição principal. Como os convidados costumam chegar com alguma antecedência em casamentos realizados à alguma distância, recebê-los com água e bebidas leves é essencial, especialmente no verão, pois a espera até a cerimônia provavelmente será maior. Alguma comida leve no formato de coquetel poderá ser também muito apreciada, especialmente pelas crianças.

Para o casamento ao ar livre “verdadeiro”, aquele em que a recepção/refeição também é realizada ao ar livre, as considerações quanto ao serviço de alimentação devem ser feitas com muito cuidado. A operação do serviço externo muda grandemente comparada ao serviço interno. Mesmo que não ocorram os possíveis dificultadores como o sol e o vento, sem falar na possibilidade da chuva, a preparação e forma de servir devem ser cuidadosamente planejadas para que a qualidade da comida e do atendimento não sejam comprometidos. 

Uma equipe de profissionais com experiência nesta modalidade de evento é essencial. Não seja muito otimista quanto à capacidade de adaptação de empresas que costumam operar de forma convencional, por melhor que seja a reputação da mesma. ​Servir ao ar livre é diferente! Não esquecer nunca que o clima pode realmente não colaborar. Assim como na cerimônia, ​é importante um plano de contingência para a recepção caso isso aconteça.

Foto: The Happy Day Photo

Foto: Marcos Roberto

BATE PAPO COM O FORNECEDOR

Tudo começa com uma conversa com seu fornecedor. Quando você inicia esse processo, precisa encontrar um buffet respeitável que tenha experiência no planejamento de menus e serviços em casamentos ao ar livre. Muitos locais de casamento estabelecidos exigem ou recomendam seus próprios buffets, e isso é uma vantagem. Afinal, essas empresas estão acostumadas a trabalhar no local específico, com o ambiente da cozinha do local e têm um sistema de trabalho já em funcionamento. Na maioria dos casos, basta selecionar os itens no menu e planejar os horários de atendimento.

Se você não gosta da ideia de usar o chefe do local, mas pode contratar seu um buffet de fora, precisará ter muito cuidado no processo de entrevista.

Se a sua recepção for totalmente ao ar livre, esteja ciente de que nem todos os fornecedores são adeptos de usar seus métodos habituais de trabalho e trazê-los para um local de casamento ao ar livre. Alguns não aceitam esse tipo de trabalho e outros cobram extra pelo ônus de montar sua própria estrutura de cozinha. Portanto, entreviste bem, pergunte se o buffet tem experiência com recepções ao ar livre e faça sempre uma degustação dos pratos oferecidos. Garanta um contrato completo, incluindo todos os acordos – desde o número de coquetéis de camarão até os uniformes da equipe de funcionários – e acompanhe com cuidado as informações de seu orçamento e documentação.

Assim como você avaliou sua coordenadora de casamentos por seu entusiasmo, seu comportamento agradável e sua vontade de ouvir suas idéias, você também sujeitará seu fornecedor aos mesmos critérios.

É importante encontrar um fornecedor com quem você tenha um relacionamento positivo, pois trabalhará em equipe por algum tempo. Um bom buffet estará aberto às suas solicitações e fará as alterações necessários no menu que desejar, além de ajudá-lo a criar o menu de primeira linha de acordo com seu orçamento. Como a comida é um dos itens mais importantes da recepção do casamento, contratar um fornecedor de destaque é um item importante para o processo de planejamento do casamento. 

Foto: Joker Fotografia

Foto: Joker Fotografia

Fale sobre estilo!

Depois de selecionar e contratar o fornecedor que transformará sua recepção em um evento inesquecível, é hora de falar sobre como o menu refletirá o estilo do seu casamento.

O catering se bem escolhido, poderá sugerir aperitivos e entradas adequados para sua recepção sofisticada no jardim, para sua mariscada na praia ou para o churrasco informal no quintal. Discuta detalhadamente as ideias que você tem para o seu dia, o menu que tem em mente, o que deve estar na mesa do buffet e o que você pode viver sem.  Se possível, leve o fornecedor para um rápido passeio pelo local da recepção, mesmo que seja o terraço de uma mansão na praia, uma duna à beira-mar ou o jardim na casa de seus avós. O fornecedor de serviços de buffet terá uma ideia do layout, das condições do espaço e mais uma visualização daquilo que você quer que seja o seu casamento. 

A primeira pergunta que você precisa responder é: que tipo de recepção você deseja? Você precisará escolher de acordo com o estilo e a formalidade do seu casamento. O seu casamento pedirá ilhas gastronômicas ou apenas passará aperitivos? Ou será um casamento tradicional com entradas, prato principal e sobremesa? Não se esqueça dos brunches ao ar livre. Saiba que tipo de recepção você deseja, se seus planos formais exigem um jantar ou se seu gosto informal permite uma configuração mais relaxada. O fornecedor precisa conhecer essas informações básicas e fundamentais para planejar o menu na sua totalidade.

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Fale sobre orçamento!

Uma parte importante do processo de criação de menus é ser honesto com o fornecedor sobre as restrições de orçamento. Um bom fornecedor de alimentos permanecerá dentro dos limites do seu orçamento declarado, trabalhando com o menu para oferecer uma variedade de alimentos deliciosos de uma maneira econômica. O fornecedor também será honesto com você, informando exatamente qual é o seu orçamento indicado. Existem muitas maneiras de obter um menu completo dentro do seu orçamento, como pode-se observado nas dicas a seguir:

  • As entradas passando pela equipe de garçons, em vez de arrumadas em uma ilha gastronômica. Os convidados naturalmente consumirão menos pedaços de coquetel de camarão ou vieiras envoltas em bacon do que consumiriam se estivessem de pé em uma ilha gastronômica escolhendo entre as opções sem pensar enquanto conversam. Essa é uma das principais maneiras de os fornecedores controlarem o tamanho das porções e, portanto, as despesas.
  • Crie pratos combinados, misturando itens que poderiam ter valores agregados caros se servidos separadamente. 
  • Frutos do mar da temporada. Dependendo de onde você mora, vários frutos do mar estarão disponíveis a preços mais baixos em determinadas épocas do ano.Considere um prato de carne diferente do que a costela ou o filé mignon. Experimente outras opções como costela de cordeiro, costelinha de porco ou até mesmo lombo.
  • Limite os pratos com carne. Seus convidados vegetarianos amarão as lasanhas sem carne e pratos de vegetais. Para um casamento mais informal, forneça uma grande variedade de aperitivos.

Foto: Joker Fotografia

Foto: Joker Fotografia

Para te ajudar nesse momento de escolha, elaboramos um checklist de perguntas que você deve fazer para a empresa de catering que está pensando em contratar.

Clique no botão abaixo, uma nova janela abrirá. Faça o download 🙂

Em outros artigos abordaremos com profundidade cada um dos tipos de servimento: buffet, empratado, finger food e etc (não perca hehehe). 

Até breve,

Com carinho, 

maedu

Marina e Duciara

Editoras do “Casando Ao Ar Livre” | Villa Dei Nonni

Telefone: +55 41 3352-5660 (Fixo e Whats)