Menu de Casamento: O que você precisa saber sobre o formato de serviço em buffet. Next item Conhecendo os estilos de...

Menu de Casamento: O que você precisa saber sobre o formato de serviço em buffet.

Em dúvida se o serviço em formato de buffet é para você ou não? Será que realmente vale a pena? Confira algumas dicas e opções incríveis para esse tipo de servimento e tire as suas dúvidas.

O buffet de casamento é sempre uma opção muito popular entre os casais, principalmente porque nesse tipo de serviço os convidados ficam mais à vontade para escolher o que gostariam de comer e a quantidade. Além disso, é muito mais fácil agradar o gosto dos seus convidados, devido a grande variedade de pratos. 

Nesse modelo de serviço, os convidados devem deixar suas mesas para montar os seus pratos em uma grande mesa, o buffet, onde os alimentos estão acomodados em rechauds e travessas.

É muito indicado para casais que procuram dar um toque mais informal a sua festa e que desejam que seus convidados se sintam à vontade. 

Confira algumas opções de cardápio servidas no formato de buffet: 

  1. Almoço ou Jantar Tradicional
  2. Brunch
  3. Café Colonial

Se você quiser conferir outras opções de serviços acesse o nosso artigo “Conhecendo os estilos de servimento para casamentos”.

Opções de serviço em buffet

ALMOÇO OU JANTAR TRADICIONAL

O estilo mais tradicional para quem procura por esse formato de serviço. 

Esse tipo de buffet geralmente é considerado semi informal, mas o nível de formalidade depende dos tipos de pratos escolhidos. Um almoço com churrasco é bem diferente de um jantar com frutos do mar e pratos mais sofisticados (mesmo que sejam dispostos em buffet). 

Se a sua festa é prolongada, vale lembrar de considerar a necessidade de oferecer algum lanchinho ou coquetel para os seus convidados após algumas horas de baile, assim eles irão repor as energias e diminuir o efeito do álcool. 

BRUNCH

O brunch é um termo em inglês utilizado para denominar a refeição que combina café da manhã com almoço. São eventos que começam pela manhã e terminam após o almoço. A variedade do cardápio costuma agradar todo mundo com mais facilidade, sendo possível servir pratos como bolos, tortas, pães, saladas e massas. Para bebidas, você pode incluir sucos, café, leite, chocolate quente e água saborizada. Se a sua intenção é servir bebidas alcoólicas também, adicione champanhe a essa lista.

CAFÉ COLONIAL

Realizado entre a tarde e o começo da noite, esse serviço engloba aspectos de um buffet e de uma refeição sentada. Você pode servir em travessas mais sofisticadas, sanduíches gourmets, diversos doces, bebidas quentes e frias, montando como um buffet e com garçons para servir apenas algumas bebidas. Além disso, é um serviço mais econômico, muito propício para um evento ao ar livre, e sua recepção acaba sendo mais curta.

ALMOÇO / JANTAR

Fonte: Pinterest

BRUNCH

Fonte: Pinterest

CAFÉ COLONIAL

Fotos: Joker Fotografia

As vantagens e desvantagens

Assim como todo tipo de serviço, há sempre prós e contras que devem ser avaliados. Por isso separamos uma pequena lista de vantagens e desvantagens caso você opte por esse tipo de servimento.

 

PRÓS

Permite uma variedades de pratos maior;

Dá autonomia para que os seus convidados possam escolher o que gostariam de comer e a quantidade; 

Há uma probabilidade maior de agradar as pessoas;

Dá um toque mais descontraído a festa (o que para alguns casais pode ser uma desvantagem)

 

CONTRAS

Os convidados têm que se deslocar;

Pequenas filas são formadas, mesmo se optar por chamar os convidados pelos números das mesas;

Os convidados terminam de comer em tempos diferentes;

A apresentação dos pratos não é tão refinada;

Os seus convidados podem ter que esperar um pouquinho enquanto há reposição de algum prato.

Dá um toque mais descontraído a festa (o que para alguns casais pode ser uma vantagem)

Dicas importantes

VARIEDADE DE PRATOS

A variedade de pratos é uma das principais vantagens do buffet, por isso leve em consideração os gostos do casal, mas também o perfil dos seus convidados, para as escolhas serem mais certeiras. Não esqueça de incluir opções para pessoas com restrições alimentares, como vegetarianos, veganos e celíacos (se for o caso). 

MENU DA MESA

Orientar os seus convidados enquanto eles aguardam em suas mesas, sentados, é a melhor forma de prepará-los para a hora do servimento. Por isso, é importante o menu da mesa, com as opções de pratos desde a entrada até a sobremesa, além das opções de bebidas.  

PLAQUINHA DE IDENTIFICAÇÃO NO BUFFET

Outro item muito importante e que auxilia os seus convidados na hora do servimento são as plaquinhas com os nomes dos pratos no buffet. Verifique com o buffet se ele disponibiliza ou se é um item a parte que você precisará verificar com a empresa responsável pela identidade visual do seu casamento. 

Obs: Vale a pena colocar uma observação se o seu prato for vegetariano, vegano, sem lactose. Assim os seus convidados poderão se orientar. 

VARIEDADE DE PRATOS

Fonte: Pinterest

MENU

Fonte: Pinterest

PLAQUINHA DO BUFFET

Fonte: Pinterest

Com carinho,

maedu

Marina e Duciara

Editoras do Blog “Casando Ao Ar Livre” | Villa Dei Nonni

Telefones: +55 41 3352-5660 (Fixo e Whats)

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *